Categorias
Uncategorized

Exposição 10 Dimensões 11 anos 2021: Itinerante Internacional

O Projeto 10 Dimensões completou dez anos de existência em 2020 como uma iniciativa de difusão do desenvolvimento artístico contemporâneo na área de Arte e Tecnologia na região Nordeste e mais especificamente no estado do Rio Grande do Norte. Assim, propôs oferecer um balanço da sua produção artística no período, traçando e atualizando os trabalhos realizados para a exposição 10 Dimensões – 10 Anos, realizada à distância dada a situação da pandemia Covid – 19 acessível no site www.10dimensoes.com/10anos/ptbr. Em 2011 o grupo decidiu implementar as versões deste site expositivo também em espanhol, francês e inglês, participando de eventos nacionais internacionais e realizando uma exposição itinerante em 2011, com atualização e complementação de trabalhos. Os sites são os seguintes:

Os trabalhos apresentados são: As águas, o mar e o oceano, 2013/14; Ventos uivantes, 2015/16; Paredão eletrônico, 2017/18; Orquestra de pássaros, 2018; HolosCi(u)dad(e), 2018; Mini Paredão eletrônico, 2018,19,  Flauta mágica, 2019/2020 e Baile de robôs, 2019/2020 como vídeos documentação das obras apresentadas presencialmente em eventos anteriores ou em situações experimentas. Todas as obras possuem uma versão interativa do site/exposição acessível via celular e/ou computador. Apresentamos também o olhar do artista e pesquisador Prof. Dr. Cleomar Rocha, coordenador do Media / Lab Brasil – instituição associada através do Media Lab/UFG ao Laboratório 10 Dimensões desde 2015 e que escreveu o texto Dimensionalidades, abordando nossa trajetória.

O Projeto 10 Dimensões 2021 propôs a circulação internacional da Exposição Itinerante 10 Dimensões – 11 anos 2021  visando dialogar internacionalmente, nacional e localmente com o publico interessado na área,  realizando um balanço de suas atividades, e oferecendo-a para apreciação de pesquisadores e curadores externos, assim  como do grande publico interessado nesses eventos internacionais da área  proporcionando visilibilidade e discussão ampla de sua trajetória, prospectando também novas perspectivas de atuação. O ciclo de onze anos  cumpriu um período de tempo suficientemente longo para requerer um olhar retrospectivo sobre as atividades realizadas, visando melhor situar suas contribuições na área e melhor caracterizar as realizações desenvolvidas em Arte e Tecnologia no Nordeste, desta vez sob um ponto de vista nacional e internacional externos, contribuindo as atividades também para o melhor enraizamento e desdobramentos das suas ações em relação a alunos, docentes, sociedade natalense, no âmbito regional e nacional e agora internacional.

Esta exposição é o resultado do trabalho de equipas ao longo de 10 anos de trabalho e das equipes  de 2020/21 em particular, nas áreas das Artes Visuais, Ciência e Tecnologia, Redes, Design, Teatro, Produção Cultural e Música.

Este evento/exposição resgata a tradição da inventividade potiguar na área de Arte e Tecnologia, sendo o Rio Grande do Norte, berço do artista pioneiro no Brasil nesta área, Abraham Palatnik. O evento é apoiado pelo NAC/Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, PROEX/Pró-reitoria de Extensão da UFRN, PROPESQ / Pró-reitoria de Pesquisa da UFRN, DEART/Departamentos de Artes, ECT/ Escola de Ciência e Tecnologia e EM/Escuela de Música todo en UFRN e nossos parceiros Natalnet na UFRN (http://www.natalnet.br/) e Media Lab/UFG (https://www.medialab.ufg.br/).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *