Categorias
Uncategorized

Obra  Ondas sonoro/luminosas metaverso/2 no 9ºCIACT-SAD 2024

27 a 31 de maio de 2024, Belo Horizonte/ MG

Ambiente que simula Galeria de Arte do DEART UFRN (imagem 10 Dimensões)

10 Dimensões 2024 apresentou  a obra Ondas sonoro/luminosas metaverso/2 no  9º CIACT-SAD 2024/ 9º Congresso Internacional de Arte, Ciência e Tecnologia e Seminário de Artes Digitais que ocorrerá entre 27 e 31 de maio de 2024 em Belo Horizonte/MG no Centro Cultural da UFMG (Av. Santos Dumont, 174 – Centro).

O CIACT-SAD é organizado pelo Laboratório de Poéticas Fronteiriças (http:// labfront.weebly.com – UEMG/CNPq)  e rede parceira, e envolve  congresso acadêmico onde fizemos  comunicação junto ao  GT# – 1 Universo Lúdico em  31 de maio/2024, 10h45-12h30 e participamos da exposição Exposição Panorama 5 na sala online.

O metaverso 2 é  também acessível  online diretamente  pelo link: https://10dimensoes.com/metaverso2/

A obra  tem a estrutura de um  jogo interativo em 3 fases: ambiente da galeria com esculturas animadas, ambiente da escada e ambiente do bilhete.

Ambiente da galeria (imagem 10 Dimensões)

Ambiente da escada com texturas animadas (imagem 10 Dimensões)

Ao fim da escada encontra-se o e ambiente com mensagem, onde é possível abrir um bilhete com uma mensagem – em referência à obra Ceiling Painting/Yes Painting de Yoko Ono, 1966.

https://www.guggenheim-bilbao.eus/en/exhibition/pintura-de-techo-pintura-del-si-ceiling-painting-yes-painting-1966

Guggenheim Museum Bilbao

Artigo:

O artigo Ondas sonoro/luminosas metaverso2 trata da criação de uma instalação artística como metaverso que  investiga  possibilidades de desenvolvimento  de jogos digitais como produto  de Arte e cultura. Nesta versão  2 a obra tem como ambiente um espaço virtual compartilhado multiusuário 3D  similar à Galeria de Arte do Departamento de Artes da UFRN, criado  com a ferramenta Unity e softwares conexos como o  Blender .

– Partiu da   noção  ampliada de metaverso como uma realidade criadora  do transito e interação social entre  espaços virtuais, presenciais e físicos.  A instalação final envolverá ainda maior trânsito entre  esses  ambientes

–  a  obra  tem a estrutura de um  jogo interativo em 3 fases: ambiente da galeria com esculturas animadas zumbis, ambiente da escada com texturas animadas, ação relativa à obra

– acessos  interativos e arranjos sonoros 

 A pesquisa aborda:

– hipóteses de design digital que tornem o jogo leve para acesso com celulares via navegador

 E acionará elementos do espaço físico do player

– investiga a da noção de Performance tecnológica

Trata de:

– hipóteses de design digital que tornem o jogo leve para acesso com celulares via navegador

– aciona elementos do espaço físico do player

– investiga a da noção de Performance tecnológica

 Proporciona um espaço virtual acessível online através de celulares e computadores sem uso de aplicativo.

Card:

Teaser:

Equipe:

Coordenação geral: Aquiles Burlamaqui, coordenadora adjunta: Laurita Salles;  criação ambiente virtual: desenvolvimento de redes (Back end),  ambiente virtual  multiusuário  colaborativo  e espacialização do áudio: Riquelme Pereira Soares;     criação do site virtual e link da obra (Front end): Leonardo Pereira de Medeiros; modelagem em  3 D e animações (visualização do ambiente): Vinícius Fernandes Camilo de Lima,  Luana de Carvalho Alves; trilha sonora:  composição, sonoplastia e suporte sonoro: Renam Valcácio da Silva e Leonardo Meneses Pereira; divulgação  multimídia: Matheus Vinicius Lemos de Souza; área gráfica e cards: Matheus Vinicius Lemos de Souza; divulgação cientifica: Icaro Moura dos Santos; outros membros docentes  orientadores do Projeto 10 Dimensões: Rodrigo Montandon Born; Jose Guilherme Santa Rosa; curricularização da extensão: Mariana do Vale Gomes;   apoio de bolsistas:  Alan Dionísio Peixoto Nogueira, Eduardo Lira da Silva Filho, Francisco Wellyson Caminha Ferreira,  Lucas Leal, Rinaldo Tavares da Silva Filho; servidores técnico-administrativo – suporte técnico: Rafael Keller Menezes e Tales Evan da Silva; equipe do Media Lab/BR: Cleomar de Sousa Rocha, Hugo Alexandre Dantas do Nascimento, ambos da UFG/Universidade Federal de Goiás; realização: Projeto 10 Dimensões/UFRN; PPGPC/Performances Culturais da UFG e Media Lab/UFG; apoio: NAC, Propesq, Proex, Natalnet/UFRN,  ECT/Escola de Ciências e Tecnologia, DEART/Departamento de Artes, DESIGN/Departamento de Design e Escola de Música, todos da UFRN.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *