Baile dos robôs no III ERIRN – Encontro de Robótica e Inovação do RN
Evento correalizador do GORN
A obra Baile de robôs, do Projeto 10 Dimensões foi apresentada na Mostra de Robótica do III ERIRN – Encontro de Robótica e Inovação do RN, realizado de 3 a 4 de novembro no Centro de Convenções de Natal. O ERI-RN apresenta-se como uma atividade formativa que busca compartilhar práticas e aprendizagens construídas no estado do Rio Grande do Norte (RN), por meio do uso do ambiente de robótica educacional e inovação nos diversos contextos de ensino aprendizagem (www.roboticarn.org). Neste ano, o ERI-RN é realizado dentro da programação do Go!RN 2023, evento voltado para empreendedorismo inovador, tecnologia e transformação digital do RN, e organizado pelo Sebrae/RN.
Envolveu este ano palestras, painéis temáticos, mostra de robótica, oficinas, apresentação de trabalhos e competição de inovação. O evento contou com grande participação, de mais de 10,4 mil pessoas, com envolvimento de escolas de nível técnico, nível superior, entre outras.
A obra foi apresentada na Mostra de Robótica no dia 3 de novembro às 16h30.
A obra Baile de robôs
A obra Baile de robôs é uma instalação interativa com 7 mini robôs nesse espetáculo; eles se movimentam em enxame em um espetáculo de dança com interações entre si e com o público.
Cada mini robô apresenta aspectos luminosos e manifestações sonoras. Os movimentos variam desde: para frente ou para trás, movimentos giratórios, tanto em sentido horário quanto anti-horário e diagonal.
Cada mini robô possui seu próprio sistema de som (alto-falante) e sistema de luz com LEDs que interagem entre si.
Os mini robôs se movem a partir dos comandos dos interagentes por meio do acesso a um aplicativo específico do celular do projeto. Cada interator controla individualmente os mini robôs em sua dança de enxame. Os robôs atuam em uma área de cerca de 5 metros quadrados (5m²).
As danças são pré-programadas, e cada robô tem o código instalado no microcontrolador (o cérebro do mecanismo). Os carrinhos se conectam a uma rede que torna viável a comunicação entre humano e máquina. Assim como os dispositivos, o usuário do aplicativo também estará incluso na rede para que seja possível enviar comandos de movimento e coreografias acompanhadas de músicas temáticas que se encaixam com as danças.
Apresentação para o PPGITE – IMD
A obra foi também apresentada para alunos do mestrado em inovação e tecnologias educacionais (PPGITE – IMD) no Laboratório do TEAM, no Npit no dia 06 de outubro às 16h, com mais de 20 pessoas.
A obra é uma criação do Projeto 10 Dimensões/UFRN/Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com o Npiti e TEAM em colaboração e parceria com o Media LAB/UFG/BR e Pós-graduação em Performances Culturais/ UFG/Universidade Federal de Goiás.
Apoio: NAC/Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, PROEX, PROPESQ, Natalnet, ECT/Escola de Ciências e Tecnologia, DEART/Departamento de Artes, DESIGN/Departamento de Design e Escola de Música, todos da UFRN e também apoio da UFG.
Equipe:
Coordenação geral: Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui
Coordenação adjunta: Laurita Ricardo de Salles
Projeto e implementação dos mini-robôs:
Eduardo Lira da Silva Filho, Alan Dionísio, Lucas Leal, Filipe Rodrigues
Apoio: Protolab/IMD/UFRN
Programação de software e hardware:
Eduardo Lira da Silva Filho, Alan Dionísio, Lucas Leal, Filipe Rodrigues
Coreografia entre pessoas e os robôs:
Nathalia Seabra
Divulgação Multimídia:
Carlos José de Araújo Souza Júnior
Design gráfico card:
Ícaro Moura dos Santos
Outros membros do Laboratório 10 Dimensões:
Rodrigo Montandon Born
Servidores técnico-administrativos: suporte técnico:
Rafael Keller Menezes e Tales Evan da Silva
Equipe do Media Lab/BR :
Cleomar de Sousa Rocha, Hugo Alexandre Dantas do Nascimento
Realização:
Laboratório 10 Dimensões / UFRN; PPGPC/Performances Culturais da UFG e Media Lab/BR
Apoio:
NAC / Propesq, Proex Natalnet /UFRN. Media Lab / Associação UFG, Natalnet / UFRN/ PPGPC/Performances Culturais da UFG e Media Lab BR, PROAP/Capes