Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio twentytwenty foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home1/hg10di35/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Abril 2023 – 10 Dimensões
Categorias
Uncategorized

Baile de robôs no XXII Festival Internacional da Imagem XENOPAISAGENS

O Projeto 10 Dimensões estará apresentando a obra Baile de robôs na categoria exposições (Instalações interativas e exposições em sala) do XXII Festival Internacional da Imagem (29 de maio a 4 de junho de 2023), organizados pelas Universidade de Caldas e UNITADEO/Universidade Jorge Tadeo Lozano em Manizales e Bogotá, respectivamente, na Colômbia. O tema deste ano do evento trata das XENOPAISAGENS.
Segue o link de acesso ao site do evento: https://festivaldelaimagen.com/es/

Baile de robôs

A obra Baile de robôs é uma instalação interativa de 3 (três) mini robôs que se movimentam em enxame ou individualmente em um espetáculo de dança.

Cada mini robô apresenta aspetos luminosos e manifestações sonoras criadas a partir do próprio movimento dos robôs. Estes têm várias formas de se mover: em linha reta, ortogonal, diagonal, circular, rotativa, espiral, para frente e para trás, etc.

Cada mini robô possui seu próprio sistema de som (alto-falante) e sistema de luz com LEDs que interagem entre si.

O conjunto de mini robôs articula a trilha sonora do projeto onde os sons emitidos por cada mini robô individual são articulados à massa sonora proveniente deste mesmo conjunto de mini robôs. A iluminação LED dos mini robôs pode piscar, manter movimentos sequenciais entre os LEDs, etc, e também manter a interação com a trilha sonora e entre os mini robôs entre si.

Os mini robôs se movem a partir dos comandos dos interagentes por meio do acesso a um aplicativo específico do celular do projeto. Cada interator controla individualmente os mini robôs em sua dança de enxame. Os robôs irão enxamear em uma área de cerca de 5m² (5m x 5m).

A proposta composicional da trilha sonora da obra se estrutura a partir da mobilidade realizada pelas ações dos robôs, na qual temos dois planos: o primeiro, ancorado nos processos da música concreta por meio da manipulação de materiais sonoros advindos dos sons do movimento dos mini robôs (fricção dos pneus, paragens bruscas, etc.) e processos de filtragem onde adicionamos ou removemos sons; a segunda, uma aplicação focada nos efeitos do design de som como imersão do público em relação à obra.

A obra é uma criação do Projeto 10 Dimensões/UFRN/Universidade Federal do Rio Grande do Norte em colaboração e parceria com o Media LAB/UFG/BR e Posgraduação em Performances Culturais/ UFG/Universidade Federal de Goiás). Apoio: NAC/Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, PROEX, PROPESQ, Natalnet, ECT/Escola de Ciências e Tecnologia, DEART/Departamento de Artes, DESIGN/Departamento de Design e Escola de Música, todos da UFRN e também apoio da UFG.

OBS: Por problemas de força maior essa obra não pôde ser apresentada nesse evento. Está prevista uma apresentação no ECT brevemente.