O Projeto 10 Dimensões estará apresentando a obra Baile de robôs na categoria exposições (Instalações interativas e exposições em sala) do XXII Festival Internacional da Imagem (29 de maio a 4 de junho de 2023), organizados pelas Universidade de Caldas e UNITADEO/Universidade Jorge Tadeo Lozano em Manizales e Bogotá, respectivamente, na Colômbia. O tema deste ano do evento trata das XENOPAISAGENS.
Segue o link de acesso ao site do evento: https://festivaldelaimagen.com/es/
Baile de robôs
A obra Baile de robôs é uma instalação interativa de 3 (três) mini robôs que se movimentam em enxame ou individualmente em um espetáculo de dança.
Cada mini robô apresenta aspetos luminosos e manifestações sonoras criadas a partir do próprio movimento dos robôs. Estes têm várias formas de se mover: em linha reta, ortogonal, diagonal, circular, rotativa, espiral, para frente e para trás, etc.
Cada mini robô possui seu próprio sistema de som (alto-falante) e sistema de luz com LEDs que interagem entre si.
O conjunto de mini robôs articula a trilha sonora do projeto onde os sons emitidos por cada mini robô individual são articulados à massa sonora proveniente deste mesmo conjunto de mini robôs. A iluminação LED dos mini robôs pode piscar, manter movimentos sequenciais entre os LEDs, etc, e também manter a interação com a trilha sonora e entre os mini robôs entre si.
Os mini robôs se movem a partir dos comandos dos interagentes por meio do acesso a um aplicativo específico do celular do projeto. Cada interator controla individualmente os mini robôs em sua dança de enxame. Os robôs irão enxamear em uma área de cerca de 5m² (5m x 5m).
A proposta composicional da trilha sonora da obra se estrutura a partir da mobilidade realizada pelas ações dos robôs, na qual temos dois planos: o primeiro, ancorado nos processos da música concreta por meio da manipulação de materiais sonoros advindos dos sons do movimento dos mini robôs (fricção dos pneus, paragens bruscas, etc.) e processos de filtragem onde adicionamos ou removemos sons; a segunda, uma aplicação focada nos efeitos do design de som como imersão do público em relação à obra.
A obra é uma criação do Projeto 10 Dimensões/UFRN/Universidade Federal do Rio Grande do Norte em colaboração e parceria com o Media LAB/UFG/BR e Posgraduação em Performances Culturais/ UFG/Universidade Federal de Goiás). Apoio: NAC/Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, PROEX, PROPESQ, Natalnet, ECT/Escola de Ciências e Tecnologia, DEART/Departamento de Artes, DESIGN/Departamento de Design e Escola de Música, todos da UFRN e também apoio da UFG.
OBS: Por problemas de força maior essa obra não pôde ser apresentada nesse evento. Está prevista uma apresentação no ECT brevemente.