O projeto 10 Dimensões 2022 (em parceria com o Media Lab/UFG e Universidade Federal de Goiás e PPGPC/Programa de pós Graduação em Performances culturais da UFG/Universidade Federal de Goiás) teve aceitas duas obras para participar do Festival internacional da imagem 2022 em Manizales, Colombia de 17 a 21 de outubro de 2022.
A primeira delas é a obra Baile dos robôs para a Convocatória de Arte na subcategoria de Exposições
A segunda obra aceita é a obra Águas de al-amar na Convocatória Artística da subcategoria de Cinema (e) Digital.
Tema central do Festival internacional da imagem 2022
SURtropias
O tema central do Festival internacional da imagem 2022 envolve a noção de SURtropias.
Os organizadores propõem:
A criação, a partir de perspectivas vanguardistas, vincula-se a espaços e tempos abertos que dialogam com múltiplos centros e se compromete com modos de vida e saberes que não tiveram protagonismo no saber acadêmico tradicional. É nesta perspectiva de abertura e intercâmbio que se sugere o conceito de SURtropias como forma de definir aqueles processos de criação que tenham em conta a descentralização e a mobilidade que possam responder, de forma alternativa, aos profundos problemas geopolíticos, problemas ambientais e problemas sociais que enfrentamos hoje em nossos territórios.
O aumento da complexidade na dinâmica do século XXI questiona a singularidade das visões que se impõem diante do desconhecimento das singularidades das ecologias ambientais e digitais integradas que, por diversidades geográficas, tecnológicas, biológicas, culturais, linguísticas ou de gênero, exigem análises colaborativas e ações adaptativas de todas as latitudes. Por isso, é preciso observar não a universalidade, mas a pluriversalidade do saber, realizar indagações a partir de diferentes coordenadas e visões integradoras que vêm de múltiplos campos e lugares, de modo que isso permita confrontar os labirintos do saber, introduzindo olhares críticos que reconstroem uma realidade à parte de discursos unidirecionais. SURtropias, que integra as palavras “sur” (do proto-germânico sun-thaz: “próximo ao sol”) e “tropía” (do sufixo grego que significa “qualidade de andar por aí” ou “estar por perto” ), nos orienta na exploração de formas alternativas de análise crítica e proposital de diversas realidades. Nessa linha, são propostos temas para estabelecer um diálogo e abrir ideias renovadas em vários campos.
Sobre o festival:
O Festival internacional da imagem é um dos mais importantes festivais de arte, ciência, design e tecnologia da América Latina.
O Festival Internacional da Imagem é um ponto de encontro de designers, artistas e cientistas em torno de questões que relacionam a cultura digital com os debates contemporâneos em torno dos grandes desafios do século XXI.
Em suas 20 edições, o Festival conseguiu estabelecer uma rede internacional de instituições, pesquisadores e criadores que trocam experiências e conhecimentos a cada ano, pelo qual se posicionou como um evento de relevância internacional e referência acadêmica em design, arte, ciência e tecnologia.
O Festival aborda temas de ponta que integram várias disciplinas, conhecimento distribuído e problemas sociais e ambientais que convidam à reflexão crítica sobre os meios de comunicação e comunicação no mundo contemporâneo.
Em 2022:
Em 2022, o XXI International Image Festival, que será realizado em modalidade híbrida (presencial-virtual) de 17 a 21 de outubro, e está vinculado às às Conferências Internacionais de História e Estudos do Design ICDHS (http://www.ub.edu/icdhs/), evento que já realizou 12 versões em diferentes cidades do mundo (Zagreb, Taipei, Osaka, Bruxelas, Helsinki, Istambul, Aveiro, Barcelona, São Paulo, entre outras), e que visa promover a disciplina de história e teoria do Design em diferentes países.
O Festival Internacional da Imagem é organizado há 25 anos pelo Departamento de Design Visual da Faculdade de Letras da Universidade de Caldas e, desde 2021, é realizado em parceria com a Faculdade de Artes e Design de Caldas. Universidade de Bogotá Jorge Tadeo Lozano na Colômbia.