O Laboratório 10 Dimensões apresentou a exposição/espetáculo Ventos Uivantes/Natal , em programação com oito espetáculos em dias alternados no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, na capital do Rio Grande do Norte em atividade de extensão acadêmica.
A obra foi apresentada em sequência contínua, nos dias 06, 13, 20, 27 e 30 das 15h as 18h e dias 11, 20 e 27, para grupos de cerca de 20 pessoas, em horários alternados, das 9h as 12h ou 15h as 18h, as terças e quintas-feiras do mês de outubro com uma programação diferenciada no dia 20 (durante a CIENTEC/ Semana de Ciências e Tecnologia, também realizada no Parque da Cidade) e em sessão especial no domingo 30 de outubro, ocasião que os artistas e pesquisadores criadores da obra estiveram à disposição para um encontro público. O evento foi aberto ao público em geral, recebendo também grupos de estudantes das escolas de ensino fundamental e médio de Natal, com entrada e estacionamento gratuitos.
Relembramos que a obra inspira-se no fenômeno do vento em sua dimensão de força da natureza e onipresente em Natal, no Nordeste e particularmente intenso no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Traz a cena o movimento do ar, como vento, em cidade onde sua emergência marca a vida de seus habitantes, mesclando-o ao final, com o “sopro” humano de pessoas do público que movimentarão girandolas luminosas(em ciclo 3 em fase de finalização) e espetáculo de som computacional em tempo real. Apresentamos, desta vez, novo ciclo com interação por sopro em relação a apresentação experimental anterior realizada em Goiânia, no Media Lab no SIIMI 2016.
O trabalho foi desenvolvidopelos investigadores responsáveis pelo projeto de pesquisa da UFRN “Ventos uivantes” do Laborat´porio 10 Dimensões, com integrantes das áreas de Artes Visuais, Informática e Musica da UFRN em parceria com pesquisadores do Laboratório Media Lab e Escola de Música da UFG/Universidade Federal de Goiânia.
ciclo 2 caixa de sopro
Caixa de sopro
Os visitantes eram guiados por bolsistas do laboratório 10 dimensões enquanto ouviam sobre como a obra reagia e funcionava com o vento, depois de conhecerem mais sobre como funcionava os, visitantes, entravam em uma sala completamente escura e podiam ver e ouvir como a obra reagia ao vento ou a interações deles com a obra.
Nos dias dia 11, 13,18,20,25 e 27 de Outubro a obra foi apresentada a diversas escolas e visitantes do Parque da Cidade em horário e dias intercalados.
No dia 30 de outubro foi o ultima dia de exposição da obra contando também ao final com um encontro e confraternização com artistas, pesquisadores e colaboradores do evento.
|
Musico Gabriel Gagliano explica a composição sonora da obra Ventos Uivantes a um dos vários grupos em visita no Domingo. |
Ficha técnica: Coordenadora: Profa.Dra. Laurita Salles AV/DEART/CCHLA/UFRN; demais Membros do Núcleo permanente de pesquisa do Laboratório 10 Dimensões: Prof. Dr. Aquiles Burlamaqui; ECT//UFRN e Prof.Dr.Gabriel Gagliano Pinto Alberto EM/UFRN. Membros parceria externa Media Lab : Prof. Dr. Hugo Dantas do Nascimento EI/UFG; Marcelo Ricardo Quinta EI/UFG e Sergio de Alencastro Veiga Filho (composição sonora fase 1). Participação no Projeto: Laura Maria de Figueiredo (Teatro/DEART/UFRN). Bolsistas ICC Projeto Ventos Uivantes: Natã Borges Ferreira (AV) e Rodrigo Bessa Julião (estruturas e modelagem)/ECT; Bolsistas extensão 10 Dimensões: Allan Jeyson da Cruz Silva (programação e hardware)/ECT; Andiara de Freitas Emidio (produção cultural) /Economia/AV; Luana de Lima Ferreira (documentação videográfica)/AV; Janaina da Silva Santana (sites e blogs)/AV; Matheus Estevam de Carvalho Pessoa (programação/ECT).Projeto 10 Dimensões Grupo Permanente; Prof. Dr. Rogerio Junior Correia Tavares AV/DEART/UFRN e Profa. Dra. Maria Isabel Dantas/IFRN(apoio). Colaboração bolsistas ICC Raphael Luiz de Oliveira Silva e Wendell Alves da Silva e ex-bolsistas Matheus Campos do Nascimento, Yang Tavares e Luana Campelo.